Decreto 031/25 | Elevação da Área Pastoral São João Paulo II a Dignidade de Capela | Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro

 

 PRAELATUS SANCTI SEBASTIANI IN BRASILIA

_____________

DOM THIAGO MARQUES 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI GALTELL
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A UNIDADE DOS CRISTÃOS
BISPO PRELADO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
___________________________



ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA"

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A Prelazia do Rio de Janeiro, atenta às necessidades pastorais do Povo de Deus e ao contínuo crescimento da fé na porção do rebanho que lhe foi confiada, considerando:

– o constante desenvolvimento da vida cristã na referida comunidade;

– a participação ativa dos fiéis nas ações litúrgicas e pastorais;

– a presença estável de estruturas adequadas ao culto divino;

– e o parecer favorável do Conselho de Presbíteros;

DECRETA:

Art. 1º– Fica elevada à dignidade de Capela, a até então denominada Área Pastoral São João Paulo II, a qual será dedicada sob o título de São João Paulo II, segundo as normas litúrgicas e canônicas da Igreja.

Art. 2º– A referida Capela passa, a partir deste ato, a integrar canonicamente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, gozando dos direitos e deveres próprios das capelas públicas, conforme o que dispõe o Código de Direito Canônico e as orientações desta Prelazia.

Art. 3º– Caberá ao Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus a responsabilidade pastoral sobre a Capela dedicada a São João Paulo II, zelando pela celebração dos sacramentos, formação catequética, vida litúrgica, e animação comunitária dos fiéis ali reunidos.

Art. 4º – Que este Decreto seja lido solenemente na primeira celebração após sua promulgação e arquivado junto aos registros da Cúria Prelatícia e da Paróquia competente.

Que pela Intercessão e o Patrocínio de São João Paulo II, A referida Comunidade cresça na Fé e no Amor derramado pelo Sagrado Coração de Jesus por Intermédio da Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe.

Dado e passado na Cúria Prelatícia do Rio de Janeiro, aos 10 dias do mês de Julho do Ano do Senhor de 2025, sob o patrocínio de São Sebastião 

+Thiago Marques 
Bispo Prelado do RJ 

•Pe. Miguel Oliveira 
Chanceler do Bispado 
Postagem Anterior Próxima Postagem