Carta pastoral| Semana Santa
12-04-25
Dom Thiago Marques
Bispo Prelado do Rio de Janeiro
___________________________________________
A Todos que destas Letras chegarem, saudações e bênçãos de Nosso Senhor Jesus
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Com grande alegria e profundo espírito de fé, dirigimo-nos a vocês para refletirmos sobre a riqueza espiritual da Semana Santa, momento central da nossa vida cristã. Neste tempo sagrado, somos chamados a acompanhar o Senhor Jesus em sua Paixão, Morte e Ressurreição, renovando nossa fé e compromisso com o Evangelho.
A Semana Santa nos convida a um mergulho no mistério do amor redentor de Deus. No Domingo de Ramos, recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, acolhendo-O com ramos e cânticos de louvor. Mas, logo percebemos que este caminho glorioso passa pela cruz. Somos chamados a reconhecer que o verdadeiro triunfo está no dom total de si mesmo por amor.
Na Quinta-feira Santa, celebramos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. É o dia do mandamento novo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13,34). Nesta noite santa, Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza está no serviço e na doação. Ao lavar os pés de seus discípulos, Ele nos convida a viver a humildade e a fraternidade.
Na Sexta-feira Santa, acompanhamos Cristo no caminho do Calvário. Sua cruz é a expressão máxima do amor e da obediência ao Pai. Convidamos todos os fiéis a viverem este dia com profundo recolhimento, meditando sobre o sacrifício de Cristo e unindo suas dores às dores do Senhor, na certeza de que, pela cruz, fomos redimidos.
O Sábado Santo é um dia de silêncio e esperança. A Igreja vela junto ao túmulo de Cristo, aguardando a grande alegria da Ressurreição. É o tempo de fortalecer a confiança na vitória da vida sobre a morte.
Na grande Vigília Pascal, celebramos a Ressurreição do Senhor. A luz vence as trevas, a vida triunfa sobre a morte. Renovamos as promessas batismais e reafirmamos nosso compromisso com Cristo ressuscitado, que nos chama a sermos testemunhas vivas de sua graça e de seu amor no mundo.
Convidamos toda a nossa Prelazia a viver intensamente a Semana Santa, participando das celebrações com espírito de oração, reflexão e compromisso. Que este tempo sagrado seja para todos um momento de conversão, reconciliação e crescimento na fé.
Que Maria, Mãe Dolorosa e Mãe da Esperança, nos acompanhe neste caminho rumo à Páscoa de Cristo.
Sem mais;
Dado e Passado na Cúria Prelatícia aos 12 Dias Do mês de Abril do Ano Jubilar da Graça do Senhor de 2025

